terça-feira, 6 de novembro de 2007

Por quê Sherbrooke?

Uma das coisas mais difíceis nesse processo de imigração é a escolha da cidade para onde se vai. Depois de muito pensar, pesquisar e ler, decidimos por Sherbrooke.

Visamos os seguintes aspéctos:

1º Custo de vida inicial mais baixo: pois estamos levando reais convertidos em dolares e queremos gastar a menor quantidade possível na adapitação, porque pretendemos começar a ganhar em dolares o mais rápido possível. Se vamos para uma grande metrópole, esses gastos serão mais altos. Por exemplo, o aluguel em Montreal de um 31/2 (um quarto, uma salar, uma cozinha e o 1/2 é o banheiro) é ao redor de 600 dolares, em Sherbrooke mais ou menos 400 dolares. Falo isso baseando-me na experiência de conhecidos meus que já vivem nessas cidades e compartilharam comigo o que eles estão vivendo.

2º Escola: Isso por dois motivos: A) Eu sou um profissional da área de educaçãoe se vivo em uma cidade com mais escolas terei mais trabalho. B) Tanto eu como o Emerson queremos continuar a estudar.
Buscamos ter uma formação canadense e assim conseguir melhores posições profissionais.
Eu tenho vários planos sobre a minha carreira estudantil, quero fazer o meu doutorado, depois em um outro post eu conto. O Emerson quer terminar o curso superior dele. Ele Fazia ciências atuariais aqui na Puc-minas e não vai parar no meio do caminho, mesmo que tenha que partir apra outro curso. Sherbrooke possue duas universidades: Université de Sherbrooke e University Bishops. Além dessas universidades, a cidade possue um centro de integração e de formação profissional que é o Centre Saint-Michel. Há também centros formação profissional de nivel pós-médio (Collège): Cégep de Sherbrooke, Collège Champlain e o Seminéair de Sherbrooke. Todos esses centros são voltados para a formação profissional de adultos, ou seja, um lugar apara estudar e para eupoder trabalhar.

3º Proximidade de uma grande cidade: Sherbrooke está perto de Montreal, a uma distância de mais ou menos 120 km. Então, não seria problema ir até lá.

4º Amigos: Em Sherbrooke vive um grupo de pessoas daqui de BH que conhecemos, A Adriana e o Bruno, O Gustavo e a Silvânia, Eloy, Márico. Pessoas que já conhecemos e sabemos que nos apoirão quando precisarmos.

5º Sobre a vida cultural da cidade: É um pouco limitada em comapração a Montreal, porém, não é morta. Sherbrooke é uma das maiores cidade da região de Estrie no Quebec. Por isso, não acredito que a cidade seja tão parada. Tem também uma programação cutural oferecida pela prefeitura da cidade que fica disponível no site da cidade. Muito interessante.

São esse os fatores que nos levam concluir que Sherbrooke é a melhor cidade para a nossa chegada. Não sei o que pode acontecer, mas quemsabe não mudamos depois de um tempo. O que vai acontece só o tempo vai dizer. Tenho amigos de Montreal que estão na torcida para que mudemos de idéia (Juliane, Carol e Gustavo) e vamos vimver em Montreal.

Quando eu estava no início do processo, houve um bumm de pessoas que iam para essa cidade em consequência da boa adaptabilidade de algumas pessoas que já estão lá, e por acompanhar o blgo do Luis e Tati no Quebec. Porém, o Luis fez um poste que foi muito bom para as pessoas perceberem que cada pessoa tem o seu objetivo e o perfil da cidade almejada deve ser posto frente a frente a esses objetivos pessoais. Esse poste do Luis foi muito bom para mim também pois eu percebi que a cidade se encaixa nos planos que estamos traçando para nossa vidas no Quebec. Por isso é que vamos para lá. Faltam somente 139 dias.

Au revoir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eta que essa blog tá ficando bom! Concordo com vc em todos os motivos citados p justificar a escolha de Sherbrooke.
bjs