E começa o jogo!!!!
Seção come come!!!
Esse blog eu o construi tanto para compartilhar do meu projeto de ir para o Canadá, como também para ser um meio de comunicação entre mim e meus amigos e familiares tanto agora ainda no Brasil como depois já la no Canadá. Aproveite!!
E começa o jogo!!!!
Olha em fundo do lago!!!
Josée é a minha companheira de trabalho de linguitica, muito gente boa, bonita québécoise. Ela nos recebeu ontem na casa dela e hoje fomos nós, ela , as crianças dela mais dois coleguinhas dos filhos da nossa anfitriã.
(Vincent - filho da Josée, Patrick, Josée, Emerson, Lors - filha da Josée, Thea)
Foram dois dias muito importantes para a nossa integração, pois, até então não conheciamos nenhum québécois além do Silvin e da Adriane. Foi a primeira casa québécoise que conhecemos. Almoçamos típicamente uma paté chinois, molho de carne moida, com creme de milho e purê de batatas, tudo em camadas e gratinado, muito gostoso. E brinquei com as crianças québécoises. coisa muito difícil aqui.
Fiquei mais lindo ainda!!!
Pela manhã, fomos a uma Verge - Fazenda que não tem animais, somente produção de frutas - para colher maçãs e ameixas pretas.
Atrapez la grenouille!!!
Je l'ai trouvé.
(Vista aérea do ginásio externos na hora da cerimônia. o simbolo era a rosa dos ventos que esta nas cores da universidade, verde e ouro. Entre as pontas estao os alunos formandos de beca preta logo depois que colaram o grau, e viraram a faixa de lado. Aqui nao se usa capelo, mas uma faixa que era preta e ficou amarala com um pequeno detalhe em verde. )
No sábado, fui o auxiliar da cerimonista da entrega dos diplomas da faculdade de Educação. A formatura, em particupar a Colação de grau da Université de Sherbrooke foi muito diferente pois: 1) forman-se todos os alunos, de todos os cursos e faculdades e de todos os campus, no mesmo dia. Imaginem todos os alunos de todas os prédios da UFMG ou da PUC-MG formando em uma unica serimônia!!! Aqui é assim. Vou explicar melhor. Primeiro tem uma cerimônia geral com o Reitor e os outros responsáveis pela universidade. Nessa cerimônia são entregues os diplomas de doutorado. (não são canudos vazios ou com cobranças da secretaria, por que esta faltando algum documento na sua pasta). Depois, em tendas gigantes montadas pelo campus, foram realizadas pequenas cerimônias para entrega dos dimplomas de mestrado e de Bacharelado. 2) A cerimonia acontece durante o dia. Eu trabalhei de 9 às 19 no sábado. Foi umapena eu nao estar com a minha máquina no dia, pois foi realmente bonito. Os alunos, todos de becas, saíam desfilando pelo campos do ginario coberto, onde foi os preparativos e iam, em fila até o ginásio aberto, depois se deslocavm ate as tendas. Isso com porta bandeiras e tudo mais. 3) Tudo tem que ser muito organizado para nao dar errado. E realmente foi.
Adorei o trabalho. E fiquei feliz pois vou ter mais uma formatura, uma não, duas, pois estou fazendo outro mestrado e vou fazer o doutorado. O Emerson também vai ter as dele. Esperamos todos aqui nessas datas especiais. Vão se organizando viu.
Falando em estudar. É o que mais temos feito. Eu Estou fazendo 2 matérias de linguistica que serão suporte, base par o meu novo mestrado. Resolvi fazer esse mestrado pois vai me servir de base para dar a sequência a uma doutorado mais forte, terei um diploma demestra no Canada, e não vou parar com a pesquisa que começei na UFMG. Estou fazendo também 3 matérias de francês. Tenho que saber muito o francês pois vou fazer o mestrado do estudo da língua francesa em comparação com o português e o espanhol. Além de precisar dessa língua para a minha vida.
O Emerson já começou o Bacc dele em Adiminostração e e contabilidade. Aqui a adiministração nao é como no Brasil que o cara se forma sem caminho a seguir. Aqui ele se forma com uma área específica de trabalho. São 5 cursos que ele faz, 2 de francês e 3 de administração.
Quando falamos em estudar, é estudar mesmo. Nos planos de aulas que os professores nos entrega esta escrito qual é a carga-horária que vc tem que estudar em casa que é de 2 horas em casa para cada hora na universidade. Se vocÈ nao faz isso, não acompanha o curso. Estou tentando uma bolsa de estudo que seja 100% bolsa, mas para ganha-la tenho que tirar no minimo A- nas matérias que estou fazendo. A- é igual a 88 ai no Brasil. Ai não era fácil, aqui muito menos.
Semana passada fomos convidadospara um jantar na casa de um casal lá da universidade. Ele é brasileiro de orígem árabe, ela síria. Foi muito legal pois o Jorge e a Luna são pessoas muito queridas, boas, umas exélentes companhias. No domingo, foi aniversário da Luna, ai eu fiz um bolinho e levamos para ela.
Tem sido assim nossas vidas aqui. O bom é que temos muitos planos que estao entrando em marcha. Assim estamos motivados para ir mais longe. Depois eu conto mais.
À bien tôt!!!!