domingo, 28 de setembro de 2008

Padaria.


Antes de vir para cá eu fiz alguns cursos na área de gastrônomia, pois eu gosto de ficar na cozinha e fazer algumas coisas, principalmente para aliviar o estres. Um desses cursos foi o curso de padeiro. Chegando aqui, os amigos sabendo disso, queriam provar pães, isso foi quando surgiu a idéia de um dia juntar a turma toda e fazer pães durante o dia todo. Esse dia foi ontem.

Com as mãos nas massa.
Deu pra suar um pouquinho!!!
Fizemos os seguintes pães: Rosquinhas de canela, rosca de leite condensado, panhoca de milho, pão recheado com coco e passas, brioches e pão recheado com frango e bacon.

A casa ficou cheia o dia inteiro. O pessoal chegou por volta das 10:30 e os últimos a partir, o fizeram já quase meia noite. Ficamos jogando Wii até bater todos os records de um joguinho. quando se começa a jogar vai ficando cada vez mais difícil de parar, ainda mais com um desafio de realmente jogar tudo que se pode.

E começa o jogo!!!!

Quem participou. Eu, Emerson, David, Verônica, Isabelle, Ana Lídia, Marcos, Ana Paula, Gustavo, Alessandra e Octávio.

Seção come come!!!

Não preciso falar mais nada, as fotos vão "falar" por mim.
O locker serviu de estufa para os pães crescerem.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Nous sommes allés à la ferme!!!



Faz uma semana que recebemos o convite para ir a Compton - um vilarejo com mais ou menos 1500 habitantes a 20 km aqui de Sherbrooke onde mora a Josée.

Compton é um vilareijo de colonização anglofona e e francofona e que tem alguns pontos importantes aqui para o Québec, por exemplo: o Primeiro, dos Primeiros ministros do Canada nasceu lá. Em frente a casa da Josée tem um museu, justamente na casa onde ele nasceu.

O museu no fundo.



Olha em fundo do lago!!!


Josée é a minha companheira de trabalho de linguitica, muito gente boa, bonita québécoise. Ela nos recebeu ontem na casa dela e hoje fomos nós, ela , as crianças dela mais dois coleguinhas dos filhos da nossa anfitriã.



(Vincent - filho da Josée, Patrick, Josée, Emerson, Lors - filha da Josée, Thea)


Foram dois dias muito importantes para a nossa integração, pois, até então não conheciamos nenhum québécois além do Silvin e da Adriane. Foi a primeira casa québécoise que conhecemos. Almoçamos típicamente uma paté chinois, molho de carne moida, com creme de milho e purê de batatas, tudo em camadas e gratinado, muito gostoso. E brinquei com as crianças québécoises. coisa muito difícil aqui.


Fiquei mais lindo ainda!!!

Pela manhã, fomos a uma Verge - Fazenda que não tem animais, somente produção de frutas - para colher maçãs e ameixas pretas.

Que lugar lindo!!! Quanta variedade de maçãs e peras!!! Pena que as peras não estavam prontas para serem colhidas.






A crianças acharam uma rã no lago dentro da verge e pegaram o bichinho. Muito corajosas!

Atrapez la grenouille!!!

Je l'ai trouvé.

Foram dois dias que quebraram a nossa rotina e nos fez descansar um pouco. Valeu muito a pena!!!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Comer, Comer...Comer, Comer...

Nossas orgias.
Pães com antepasto de beringela.

Vaca atolada


Pizza (feita pela Luna)

Olha o tamaninho do bife!!! (assano no forno)


Frutinhas típicas. Franboesa, a rosadinha, Blue, a roxinha, groseilha a verde (Groseilha verde mesmo!!!)

Notícias do cotidiano

Os dias estam passando rapidamente. Semana que vem completaremos 6 meses de Québec!!! Como qualquer outra relação de tempo, essa também é relativa, pois é pouco tempo para que a vida tenha um sentido mais exato, porém é muito tempo para que esta com saudade das pessoas que gostamos e de um monte de coisa que deixamos para trás. Volta e meia eu fico lembrando do apto onde moravamos, sonho com as escolas onde eu trabalhava. A saudade do alunos menores. Até lembranças da adolecência estao deixando saudades.
Mas a vida ano pára. Semana passada trabalhei. Trabalho de verdade, daqueles que ganham dinheiro. Fiz parte da equipe que montou a estrutura da colação de grau ao ar livre que foi considerada a miaor do Canadá, isso na sexta-feira.


(Vista aérea do ginásio externos na hora da cerimônia. o simbolo era a rosa dos ventos que esta nas cores da universidade, verde e ouro. Entre as pontas estao os alunos formandos de beca preta logo depois que colaram o grau, e viraram a faixa de lado. Aqui nao se usa capelo, mas uma faixa que era preta e ficou amarala com um pequeno detalhe em verde. )



No sábado, fui o auxiliar da cerimonista da entrega dos diplomas da faculdade de Educação. A formatura, em particupar a Colação de grau da Université de Sherbrooke foi muito diferente pois: 1) forman-se todos os alunos, de todos os cursos e faculdades e de todos os campus, no mesmo dia. Imaginem todos os alunos de todas os prédios da UFMG ou da PUC-MG formando em uma unica serimônia!!! Aqui é assim. Vou explicar melhor. Primeiro tem uma cerimônia geral com o Reitor e os outros responsáveis pela universidade. Nessa cerimônia são entregues os diplomas de doutorado. (não são canudos vazios ou com cobranças da secretaria, por que esta faltando algum documento na sua pasta). Depois, em tendas gigantes montadas pelo campus, foram realizadas pequenas cerimônias para entrega dos dimplomas de mestrado e de Bacharelado. 2) A cerimonia acontece durante o dia. Eu trabalhei de 9 às 19 no sábado. Foi umapena eu nao estar com a minha máquina no dia, pois foi realmente bonito. Os alunos, todos de becas, saíam desfilando pelo campos do ginario coberto, onde foi os preparativos e iam, em fila até o ginásio aberto, depois se deslocavm ate as tendas. Isso com porta bandeiras e tudo mais. 3) Tudo tem que ser muito organizado para nao dar errado. E realmente foi.
Adorei o trabalho. E fiquei feliz pois vou ter mais uma formatura, uma não, duas, pois estou fazendo outro mestrado e vou fazer o doutorado. O Emerson também vai ter as dele. Esperamos todos aqui nessas datas especiais. Vão se organizando viu.

Falando em estudar. É o que mais temos feito. Eu Estou fazendo 2 matérias de linguistica que serão suporte, base par o meu novo mestrado. Resolvi fazer esse mestrado pois vai me servir de base para dar a sequência a uma doutorado mais forte, terei um diploma demestra no Canada, e não vou parar com a pesquisa que começei na UFMG. Estou fazendo também 3 matérias de francês. Tenho que saber muito o francês pois vou fazer o mestrado do estudo da língua francesa em comparação com o português e o espanhol. Além de precisar dessa língua para a minha vida.
O Emerson já começou o Bacc dele em Adiminostração e e contabilidade. Aqui a adiministração nao é como no Brasil que o cara se forma sem caminho a seguir. Aqui ele se forma com uma área específica de trabalho. São 5 cursos que ele faz, 2 de francês e 3 de administração.
Quando falamos em estudar, é estudar mesmo. Nos planos de aulas que os professores nos entrega esta escrito qual é a carga-horária que vc tem que estudar em casa que é de 2 horas em casa para cada hora na universidade. Se vocÈ nao faz isso, não acompanha o curso. Estou tentando uma bolsa de estudo que seja 100% bolsa, mas para ganha-la tenho que tirar no minimo A- nas matérias que estou fazendo. A- é igual a 88 ai no Brasil. Ai não era fácil, aqui muito menos.

Semana passada fomos convidadospara um jantar na casa de um casal lá da universidade. Ele é brasileiro de orígem árabe, ela síria. Foi muito legal pois o Jorge e a Luna são pessoas muito queridas, boas, umas exélentes companhias. No domingo, foi aniversário da Luna, ai eu fiz um bolinho e levamos para ela.

Tem sido assim nossas vidas aqui. O bom é que temos muitos planos que estao entrando em marcha. Assim estamos motivados para ir mais longe. Depois eu conto mais.

À bien tôt!!!!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Feijoada Brasileira

Olá Pessoal,

Ontem, aqui em Sherbrooke, teve uma feijoada dos brasileiros. Eu e a Ana, mais a ajuda outras pessoas (Gustavo, Ana Paula, Verônica, Marcos, Euro) a fizemos e foi muito legal. Conseguimos reunir mais ou menos 100 pessoas das quais a maioria eram brasileiros.


Para mim foi muito bacana, pois gosto de estar na cozinha da qualquer maneira e cozinhar para um evento como esse foi muito gratificante. Essa feijoada me fez lembrar de outra feijoada que fizemos em BH em novembro do ano passado. (A receita que fizemos em novembro era a receita mineira. Essa que fizemos ontem ficou muito boa, porém era a receita do sul, pois a maioria das pessoas que moram e aqui em Sherbrooke são de lá). Fiquei com muita saudade da turma que participou da feijoada de BH, que foi na verdade em Nova Lima, na casa da Mel e do Luiz. Eita grupinho bão sô!!!!!
Em breve quero esta de volta a Québec para reunir o pessoal, e se todo mundo topar fazemos outra feijoada. Para o grupo ficar completo, arrastamos o Christian e a Dani de Montréal.

Um grande abraço.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS!!!!

HOJE O BLOG ESTA COMPLETANDO UM ANO!!!!

O LEGAL DISSO TUDO É O PRESTIÍGIO QUE ELE TEM POIS HOJE ELE TEM A MARCA DE 9350 VISITAS, 104 POSTS, MUITAS FOTOS E ALGUNS FILMINHOS.

NOSSAS ESPECTATIVAS SAO DE QUE ELE CONTINUE POR MAIS ALGUM TEMPO REGISTRANDO OS FATOS QUE NOS DEIXARAM COM SAUDADES NO FUTURO.

VOILÀ!!!!!