domingo, 2 de setembro de 2007

Como Tudo Começou


Essa é minha primeira postagem desde quando eu comecei a cria o blog. Demorei para começar mas vamos lá...

Nessa primeira postagem quero compartilhar como nasceu o sonho de imigrar para o Canadá.

Antes para mim, sair do país era algo que eu não cogitava, pois estou crescendo profissionalmente e não queria atrapalhar esse crecimento. Porém, em setembro de 2005, uma amiga do mestrado me falou sobre o processo de imigração e me passou o site do governo do Quebec. Eu nem fazia ideia de onde ficava esse lugar, mas comecei a pesquisar. Em outubro, fui a uma palestra com o Roch Paquete, representante do goveno do Quebec na época aqui no Brasil. Adorei. Depois da paletras comecei a pensar e por causa de várias situações como: insegurança, violência da cidade, falta de oportunidade e reconhecmiento, a necessidade de viver para trabalhar, concluí que eu já fiz muito para crecer em todos os aspéctos da minha vida, e ainda não tenho o mínimo que eu mereço. Por isso, decidí encarar o processo e buscar um novo caminho.

Em Janeiro de 2006, entrei para o curso de francês e levei o Emerson para fazer o curso comigo. Fiz um curso de férias, 2 horas de aula por dia durante os 5 dias últeis da semana. Foi ótimo, pois aprendi bastante e fiz novas amizades.

Lá conheci a Adriana e o Bruno que hoje vivem em Sherbrooke, O Alessandro, Alysson, Fabiana, que foram meus companheiros de francês até o último nível. (Depois pretendo falar sobre o curso de francês). Esses novos amigos me integraram ao Grupo de Imigrantes para o Quebec. Esse grupo de pessoas que têm o objetivo de imigrar e que se encontram regularmente. No primeiro encontro que fomos tinha 12 pessoas. Encontramos no Pátio Savassi e depois fomos para o predito da Márcia. O envolvimento com o grupo foi tão grande, que depois que a Adriana foi para o Quebec, eu assumí a responsabilidade de promovê-lo.

Mandamos, eu e o Emerson, nossos documentos no dia 16/10/2006, um dia depois das mudanças nos critérios de seleção. Em janeiro, marcaram a nossa entrevista com o M. Leblanc para o dia 16/04/2007 às 9:00h, em SP. Postei o relata da entrevista na CBQ,veja no link . Fomos aprovados, e já no dia 17/04/2007 enviamos os documentos da parte federal. A abertura do processo foi em 14/05/2007.

Hoje estamos espeando os pedidos de exames médicos. Para antecipar, já marcamos a consulta médica para o dia 13/09/2007, ou seja, dentro de 11 dias, pois acredito que entre os dia 14/09 e 14/10 esses pedidos chegam.

Agora é so acompanhar.
um abraço





Nenhum comentário: